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O que é Ruptura de Produtos?

  • Foto do escritor: Marketing | DNA SPECIALTY
    Marketing | DNA SPECIALTY
  • 15 de jun. de 2018
  • 2 min de leitura

Atualizado: 20 de jan. de 2020

A ruptura, indicador que mostra a porcentagem de produtos em faltas nos pontos de venda,


Ruptura de Produtos nos Pontos de Venda
Ruptura de Produtos nos Pontos de Venda

Essa falta de produtos na cadeia de suprimentos impacta os consumidores, que deixam de comprar o produto porque o mesmo não estão disponíveis . Perde a indústria, perde o varejo e perde o consumidor final. Para evitar o cenário, a recomendação é que a indústria e o varejo unam forças em um trabalho colaborativo para reduzir ao máximo a ruptura no varejo. Como podemos garantir a presença dos produtos na prateleira?

Existem boas práticas e tecnologias (www.dnaspecialty.com.br) para gerenciar os indicadores de ruptura. Com o apoio de uma boa solução tecnológica de gestão da cadeia de suprimentos, é possível tomar ações para evitar a falta de produtos.


Algumas dicas:

  1. Monitoramento do nível de estoque dos produtos da indústria no varejo. Por meio de relatórios de reposição de estoque, é possível saber de imediato quais produtos são os mais consumidos, qual loja mais vende determinado item e qual a cobertura de estoque. Como resultado, você identifica com antecedência uma possível falta de produto na gôndola do ponto de venda e consegue propor ao varejista a reposição do produto em tempo hábil, sem causar a ruptura e sem prejudicar o consumidor final.

  2. É identificar os produtos que estão com estoque virtual (indicador que mostra a diferença entre o número de produtos que consta no sistema de informações da loja e a quantidade que, fisicamente, está disponível para venda ao consumidor). No relatório de reposição de estoques é possível destacar os itens que possuem estoque virtual e tomar ações focadas nesses produtos – como entregar o relatório ao promotor de vendas da indústria que está presente no varejo para checar se há estoque disponível para esses produtos no fundo da loja.

  3. Motivar dentro do varejo a contagem de estoque físico dos itens marcados com estoque virtual, e ajustar a quantidade no sistema de gestão de estoques. O promotor de vendas pode ter uma ação proativa na contagem dos itens em gôndola, e assim promover o ajuste de forma colaborativa.

  4. Ter relatórios que mostrem a tendência dos indicadores de ruptura por região e por loja. Com estes dados em mãos é possível monitorar se as ações tomadas estão gerando efeito, e assim direcionar, de forma colaborativa com o varejo, as ações para lojas onde a ruptura é maior. Para apoiar a tomada de decisão do responsável pelo abastecimento na loja, o ideal é utilizar um relatório diário com os principais casos de ruptura por produto e por loja.


Com ações preventivas e em tempo hábil, é possível manter o produto nas prateleiras com pouco esforço, gerando ganhos para a indústria, para o varejo e para o consumidor final.
A tecnologia ajudando nas analises e gerenciamentos dos pontos de venda

A tecnologia aplicada a boas soluções de gestão da cadeia de suprimentos aliada ao comportamento colaborativo ajuda a melhorar de forma fenomenal os indicadores de ruptura na cadeia. Com ações preventivas e em tempo hábil, é possível manter o produto nas prateleiras com pouco esforço, gerando ganhos para a indústria, para o varejo e para o consumidor final.


Entre em contato com a DNA Specialty, www.dnaspecilaty.com.br estamos prontos para ajuda-los


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