O que é Ruptura de Produtos?
- Marketing | DNA SPECIALTY
- 15 de jun. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 20 de jan. de 2020
A ruptura, indicador que mostra a porcentagem de produtos em faltas nos pontos de venda,

Essa falta de produtos na cadeia de suprimentos impacta os consumidores, que deixam de comprar o produto porque o mesmo não estão disponíveis . Perde a indústria, perde o varejo e perde o consumidor final. Para evitar o cenário, a recomendação é que a indústria e o varejo unam forças em um trabalho colaborativo para reduzir ao máximo a ruptura no varejo. Como podemos garantir a presença dos produtos na prateleira?
Existem boas práticas e tecnologias (www.dnaspecialty.com.br) para gerenciar os indicadores de ruptura. Com o apoio de uma boa solução tecnológica de gestão da cadeia de suprimentos, é possível tomar ações para evitar a falta de produtos.
Algumas dicas:
Monitoramento do nível de estoque dos produtos da indústria no varejo. Por meio de relatórios de reposição de estoque, é possível saber de imediato quais produtos são os mais consumidos, qual loja mais vende determinado item e qual a cobertura de estoque. Como resultado, você identifica com antecedência uma possível falta de produto na gôndola do ponto de venda e consegue propor ao varejista a reposição do produto em tempo hábil, sem causar a ruptura e sem prejudicar o consumidor final.
É identificar os produtos que estão com estoque virtual (indicador que mostra a diferença entre o número de produtos que consta no sistema de informações da loja e a quantidade que, fisicamente, está disponível para venda ao consumidor). No relatório de reposição de estoques é possível destacar os itens que possuem estoque virtual e tomar ações focadas nesses produtos – como entregar o relatório ao promotor de vendas da indústria que está presente no varejo para checar se há estoque disponível para esses produtos no fundo da loja.
Motivar dentro do varejo a contagem de estoque físico dos itens marcados com estoque virtual, e ajustar a quantidade no sistema de gestão de estoques. O promotor de vendas pode ter uma ação proativa na contagem dos itens em gôndola, e assim promover o ajuste de forma colaborativa.
Ter relatórios que mostrem a tendência dos indicadores de ruptura por região e por loja. Com estes dados em mãos é possível monitorar se as ações tomadas estão gerando efeito, e assim direcionar, de forma colaborativa com o varejo, as ações para lojas onde a ruptura é maior. Para apoiar a tomada de decisão do responsável pelo abastecimento na loja, o ideal é utilizar um relatório diário com os principais casos de ruptura por produto e por loja.

A tecnologia aplicada a boas soluções de gestão da cadeia de suprimentos aliada ao comportamento colaborativo ajuda a melhorar de forma fenomenal os indicadores de ruptura na cadeia. Com ações preventivas e em tempo hábil, é possível manter o produto nas prateleiras com pouco esforço, gerando ganhos para a indústria, para o varejo e para o consumidor final.
Entre em contato com a DNA Specialty, www.dnaspecilaty.com.br estamos prontos para ajuda-los
Comments